20/01/2022 às 23:32

COMO FOTOGRAFAR MELHOR COM O CELULAR: 8 DICAS + DICA BÔNUS

48
5min de leitura

COMO FOTOGRAFAR MELHOR COM CELULAR: 8 DICAS + DICA BÔNUS

Os celulares estão cada vez mais avançados e ficou muito mais fácil fotografar nos dias de hoje. Eu, por exemplo, uso muito o meu telefone (iPhone 8 PLUS) para fotografar. Fotografo todo tipo de coisa, desde arquitetura até pessoas com ele.

Lembro que há uns anos atrás, os telefones já tinham câmeras e as fotos ficavam muito boas para aquela época. Com o passar do tempo, a evolução tem sido tanta que hoje, podemos encontrar smartphones com câmeras com no mínimo 12 MP, e com com 3 lentes acopladas, lentes essas que servem para fazer Retratos e lente Grande angular, para fotografar paisagens e arquitetura. 

Mas claro, todos nós já sabemos que, a câmera do celular que você está usando não é o mais importante. O que realmente importa é como você fotografa, e é por isso que hoje quero dividir com você, aquilo que considero mais importante, para tirar boas fotografias com seu smartphone em 8 dicas e mais, uma dica bônus ;)

Mas vamos para as dicas:

8 DICAS PARA TIRAR FOTOS MELHORES COM CELULAR

1. MANTENHA AS LENTES SEMPRE LIMPAS

Essa dica parece meio estranha, mas é uma das mais importantes. Nosso celular está sempre no nosso bolso ou na bolsa, indo para lá e pra cá, então a lente fica suja.

Na maioria das vezes nossas digitais que ficam na lente, assim, quando você for fazer uma foto ela vai ficar toda embaçada. Essa sujeira vai deixar a qualidade da sua foto muito ruim e isso você não quer. 

Então, antes de fazer a foto, dê uma “limpadinha” na lente do seu celular, mesmo que ela pareça estar limpa.

2. USE O MODO “RETRATO” DO SEU SMARTPHONE

Eu sei que nem todos os smartphones tem essa função, mas estamos em 2022 e grande parte deles já estão com essa função.

Então, quando for fazer um retrato de alguém, sempre use o modo “Retrato” de seu celular. O efeito de desfoque que fica atrás da pessoa que você fotografou, vai deixa-la em destaque, e também vai deixar a sua foto com um ar mais profissional.

Vai parecer que você usou uma lente 50mm 1.8 e uma câmera profissional para fazer sua foto. Legal né?

3. AJUSTE O FOCO

Uma das coisas mais importantes que você deve prestar a atenção é ter certeza que o objeto que for fotografar esteja em foco. Isso vai fazer com que sua foto fique nítida e com qualidade.

Para fazer foco nos telefones é bem fácil: apenas clique na tela em cima do objeto ou pessoa a ser fotografada, então um quadrado amarelo vai ficar em cima dele focando-o corretamente. Às vezes você precisa tocar algumas vezes para ter certeza que esteja focado. 

4. NÃO USE O ZOOM

Usar o zoom é o primeiro passo para que a sua foto fique ruim. Não estou falando de quanto ruim vai ficar no seu celular, mas sim quando for visto nas telas dos computadores. Quando você for ver a foto no computador você vai ver que ficou um desastre, sem foco, sem nitidez, não importa o quão boa a lente do smartphone seja. Portanto, não fotografe com celular usando zoom.

Tenho que abrir um parêntese aqui. Os smartphones de hoje (2022), já dispõem de qualidade, que nos permite dar um pouco de zoom. Mas tome cuidado para não exagerar.

5. MAIS LUZ = MAIS QUALIDADE

Para ter melhor qualidade fotografando com o celular você precisa de muita luz, seja luz natural ou artificial. Quando você fizer fotos de alguma pessoa ou de algum lugar, preste muita atenção de onde está vindo a luz, e como ela se comporta. Não necessariamente a luz deve estar diretamente no seu objeto, mas como ela se comporta perto dele, iluminando ele. 

Quanto mais luz tiver na volta do objeto, mais qualidade de imagem você terá. Mas cuidado com a luz direta, pois quando houver muita luz direta em seu objeto, mais difícil será para controlá-la. Isso serve também, quando usamos uma luz artificial, como Ring Light.

6. COMPOSIÇÃO COM REGRA DOS TERÇOS

A Regra dos Terços é base de composição na fotografia. Se você posicionar nos pontos de intersecção do "jogo da velha" você fará fotos com composições incríveis. O segredo dessa regra é deixar seu objeto em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro. Assim as fotos de celular ou mesmo de câmera, ficarão com uma composição mais harmoniosa e atrativa aos olhos.  

Para colocar a grade (GRID) no iPhone: Ajustes > Câmera > Grade.

7. SEGURE SEMPRE COM AS DUAS MÃOS

Pode parecer óbvio, mas muita gente não faz. Sempre segure o telefone com as duas mãos, e isso vale também para qualquer tipo de câmera! Se seu celular não estiver firme em suas mãos, é bem provável que suas fotos sairão tremidas e com isso, você não terá o resultado desejado. Isso é extremamente importante para você conseguir enquadrar as fotos nas regras de composição. 

8. SEMPRE EDITE AS FOTOS

A maioria dos fotógrafos da era digital editam suas fotos feitas com celular ou câmera em algum aplicativo antes de postá-las. Essa é uma parte da fotografia que eu aconselho a todos explorar e experimentar, porque você vai se surpreender com o resultado.

Eu uso muito o Lightroom Mobile, um app grátis para iOS e Android. O app é fácil de usar e conta com alguns presets gratuítos além de você poder criar os seus prórios de acordo com seu gosto.

Colocando em prática essas 8 dicas para fotografar com seu celular, tenho certeza que suas fotos ficarão melhores ainda!

DICA BÔNUS:

9. USE A LENTE “GRANDE ANGULAR”

Como eu disse no inicio desse post, os smartphones mais novos já vem como uma lente grande angular, ideal para fazer fotos de paisagens e arquitetura.

Antigamente, para você ter uma foto de um angulo bem aberto, você deveria, além de uma câmera profissional, deveria ter uma lente grande angular. Essas lentes não são baratas, então, para se ter esse angulo mais aberto, você teria que investir muito.

Com o avanço da tecnologia na fotografia de smartphones, ficou muito mais fácil ter acesso a esse recurso. Então, se seu telefone tem essa opção, use-a bastante.

Assim como o modo retrato, quando você fizer uma foto com a grande angular, seu amigos vão ver aquela sua foto, de um prédio e vão achar que você fez ela com uma câmera profissional.

Use e abuse dessa lente, caso seu telefone tenha.

Bom, era isso, tenho certeza que essas dicas irão te ajudar muito a melhorar suas fotos, sejam elas com celular ou câmera.

Um grande abraço!








 



20 Jan 2022

COMO FOTOGRAFAR MELHOR COM O CELULAR: 8 DICAS + DICA BÔNUS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

DICAS DE FOTOGRAFIA Fotografia FOTOGRAFIA COM O CELULAR Smartphone

Quem viu também curtiu

16 de Ago de 2018

10 BONS MOTIVOS PARA CONTRATAR UM FOTÓGRAFO PARA REGISTRAR A SUA FAMÍLIA.

19 de Ago de 2018

3 aplicativos para editar fotos no celular. Fotos incríveis, em minutos, com aplicativos gratuitos

06 de Ago de 2018

9 motivos para você fazer o Ensaio de Gestante

Olá, pintou alguma dúvida? Sinta-se a vontade para me chamar no Whats!
Logo do Whatsapp